segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Melhor fase da minha vida.-Pr.José Eraclides Vargas-

Introdução: Eclesiastes 7:10-
*  Qual foi a melhor fase de sua vida? 
*O que de melhor já aconteceu em sua vida , depois de ter encontrado Jesus Cristo como Salvador?   Ilustração:-Alguem escreveu sobre as  Fases da  Vida.
*Os anos Vinte: São os anos da formação da juventude, quando se decide pelos hábitos que formarão a sua carreira. Termina a carreira escolar, se levanta diante do altar, estabelece uma casa  e tem o mundo diante de si.
*Os anos trinta  são os anos do desânimo. É um tempo duro e difícil, é um tempo de batalhas sem os sonhos e a poesia da mocidade.
*Os anos quarenta são os anos da  visão, quando um homem se acha, termina seus castelos construidos no ar. e sabe o valor dos seus sonhos.
*Nos anos cinquenta vem o amadurecimento. Estes deveriam ser os anos de Jubileu, e um homem deveria  fazer o seu melhor trabalho até então.
*Aos sessenta , um homem já cometeu bastantes enganos para se tornar mais sábio. Ele deveria viver melhor do que qualquer outra década de sua vida. Nenhum homem deveria  aposentar-se aos sessenta anos, o mundo necessita da sua sabedoria.
*Aos setenta anos,: os melhores trabalhos do mundo começam a parar. É o tempo  quando o talento, a experiência de vida, a perspicácia , fazem deste, merecedor de honra e consideração.   *Salomão nos diz  no livro do pregador( Eclesiastes 7 v.10)" Jamais digas: Porque foram os dias passados  melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim."
* As vezes é bom recordar as coisas boas pelas quais Deus nos tem permitido passar.     *Alguns amigos e situações nos trazem saudades, mas não podemos viver só de lembranças passadas, da nostajgia e das bençãos que já se foram. Ex.Aquela que era vida... aquele que era  amigo, aquele que era pregador, aquela que era Igreja, aquilo que era bom, etc...
* Há um ditado que diz: Águas passadas não move moinho.
*Precisamos aprender valorizar o presente que Deus nos deu e aproveitar as oportunidades de novas amizades, novas realizações , novas conquistas e novas bençãos.
*Com Cristo cada dia se reveste de um significado nobre e singular do qual Deus quer fazer de voce um vencedor.
*Dez razões  porque  não é sábio perguntar assim?
 (1)  Porque estarei duvidando da providência de Deus, que faz todas as coisas cooperarem para o bem  daqueles que O amam .
*Falta de reconhecimento que Deus tem um propósito em cada dia , mês e ano de nossas vidas.    *Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. ( Rom.8v. 28 )
(2 ) Porque contraria a vontade de Deus de um coração agradecido por todo o bem que Deus nos tem dado. Jó disse: Temos recebido os bens, não deveríamos de receber tambem os males?      Não  está enxergando as  bençãos de Deus que são muitas.  Deus se agrada de um coração grato.     *Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de um só de seus benefícios. ( Salmos 103: 2 )
(3)Porque Deus tem o direito de nos provar quando necessário a nossa fé.-
*Nisso exultais, embora no presente, por breve tempo se necessario sejais constristados poir várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecivel, mesmo apueado pelo fogo, em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. ( I Pedro 1: 6-7)
(4)Porque depois de uma noite de tristeza vem a alegria.
"Por que não passa de um momento a sua ira, o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer pode vir o choro mas a alegria vem pelo amanhecer. ( Salmo 30: 5). Ora o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou por sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentos. ( I pedro 5:10).
(5) porque devemos crer que Deus tem preparado grandes coisas para aqueles que o amam.
*porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu, Deus alem de Tí, que trabalha para aqueles que Nele espera, (Isaias 64: 4)
*Mas como está escrito nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em corações humanos, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.(I Co 2: 9)
*Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que Te temem, da qual usar, perante os filhos dos homens, para com os que em Tí se refugiam.(Salmos 31: 19)
(6) Porque ao dizer assim estou me entregando ao fracasso e a melancolia. iso demonstra falta de Fé, cooragem, ou de luta, determinação parqa vencer os obistáculos que surgem à frente. Em Jesus Cristo podemos vencer todas as coisas.
*Em todas estas coisas, porem, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.( Romanos 8: 37).
*Graças, porém, a Deus que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragancia do seu conhecimento.(II Co 2:14)
(7) Porque a palavra nos diz que: "Devemos trazer em nossa lembrtança, somente aquilo que nos da esperança e fé. Quero ytrazer a memória o que nos da esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericordias não tem fim, renovam se cada manha. Grande é a Tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma: Portanto esperarei Nele. Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que o busca.(Lam 3:21-25)
(8)Porque demostra falta de reconhecimento de que Deus não muda e que sua misericordia se renova cada dia. Porque Eu, o Senhor,não mudo; por isso, vos, ó folhos de jacó, não sois consumidos.(Mal 3:6)
*"Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre."
(9) Porque a palavra nos exorta a olhar somente para frente e nunca para tráz.
*Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.(Isaias 43: 18).
*"Irmãos, quanto a mim não julgo have-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para traz ficam e avançando para as que diante de mim estão.(Fil 3:13)
(10)Com Deus a cada dia é bem melhor. e a recompensa.
*Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação: porque, depois de ter sido aprovado,receberá a coroa da vida a qual o SENHOR prometeu aos que o ama."(Tiago1:12)
*"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito,diz o Senhor: pensamentos de paz, e não de mal, paravos dar o fim que desejais."(Jer 29: 11)
"A melhor fase de sua vida deveria ser o que está vivenciando agora"

Nenhum comentário:

Postar um comentário